A disrupção nas organizações é um fator chave na adaptação ao Mercado e à sociedade.

 

 

A BPM LISBON 2017 é a 10ª edição da conferência anual do IPBPM – Instituto Português de Business Process Management (ipbpm.pt) e realiza-se em Lisboa, nas instalações da Gulbenkian, nos dias 1 e 2 de junho de 2017.

Completa-se assim um ciclo de 10 anos onde se tentou promover as metodologias, as práticas e as ferramentas BPM, seguindo uma orientação em que a melhoria contínua teve sempre uma marca importante. Tentámos promover as perspetivas estratégicas, operacionais e tecnológicas, embora estas últimas tivessem tido mais expressão, a maior parte das vezes.

Face aos tempos que se vivem, a inovação tem vindo a assumir um papel mais determinante, nas suas vertentes organizacional, marketing, processos e produtos. No contexto da OCDE, a inovação dos processos aplica-se aos processos de logística e de produção, ficando os restantes no âmbito da inovação organizacional.

O desenvolvimento das tecnologias de informação e a importância da venda dos produtos e serviços, tem determinando um grande enfoque na inovação do marketing, dos processos (logística e produção) e dos produtos. A inovação organizacional, no entanto, não tem merecido a mesma atenção.

Surgiu então a ideia de lançar um novo ciclo de reflexão dedicado especialmente à promoção da inovação organizacional e dos processos, onde a disrupção assume um papel fundamental.

Consideramos que a inovação organizacional e de processos pode potenciar bastante as condições que vão favorecer as restantes vertentes da inovação, assumindo um papel chave na melhoria da competitividade das instituições.

Ao novo ciclo demos a designação de INNOVATIVE, sendo a INNOVATIVE 2017 dedicada ao tema:

A disrupção nas organizações é um fator chave na adaptação ao Mercado e à sociedade.

 

Decidimos ainda organizar um evento académico no dia 31 de maio para discutir a problemática do ensino académico e profissional, com o objetivo de identificar ideias para promover a inovação organizacional e de processos nas escolas.

A Comissão Organizadora

01-2017